quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pré cirurgico

A foto abaixo mostra o estado das minhas amígdalas e da úvula antes da cirurgia. É possível perceber que ambas eram hipertrofiadas e que havia muito pouco espaço para a passagem do ar. Além disso, a úvula caia para a garganta enquanto eu dormia, o que ocasionava o ronco e as apnéias obstrutivas do sono.


Para realizar o procedimento, consultei quatro otorrinos e mais uma dentista fabricante de aparelho contra ronco, e todos indicaram enfaticamente o procedimeto. Além deles, um médico do plano de saúde aprovou os laudos e a realização da intervenção.

Para chegar até a mesa de cirurgia, realizei os seguintes exames:

  • Tomografia dos seios da Face;
  • Polissonografia;
  • Laringoscopia;
  • Além dos exames da cirurgia
    • Raio-x do tórax;
    • Fator RH;
    • Hemograma
    • Tipo sanguíneo;
    • Eletrocardiograma.
O procedimento foi realizado no hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, Rio de Janeiro, em abril de 2011, pelo médico Jorge Valentim Filho, que havia sido muito bem recomendado.

Pós operatório

A foto abaixo foi tirada no dia seguinte ao procedimento.


É possível notar alguns pontos do lado direito (linhas pretas), mas a região toda ainda está muito diferente do que ficou durante todo pós cirúrgico, como será visto nas próximas fotos. Segundo o médico, foram aplicado cerca de 15 pontos em toda a região operada.

A cirurgia foi muito tranquila. Fui internado ao meio dia com previsão de início do procedimento às 15hs. Porém, só fui encaminhado para o centro cirúrgico às 16hs. Na sala de espera fui sedado (anestesia geral) e não vi mais nada, só acordei após a cirurgia e meio grog. 

Perguntei a enfermeira se já tinha sido operado e ela respondeu que sim. Essas foram as últimas palavras que falei pela próxima semana. Só voltei a falar com mais frequência dez dias após a operação. Nesse meio tempo, apenas balbuciei algumas palavras, só para ter certeza que a minha voz não tinha sido alterada. ;)

A dor no dia seguinte foi bem branda. Na única noite que fiquei internado no hospital, acordei uma vez no meio da noite com um pouco de dor, mas, após a aplicação de  analgésico (direto no soro que estava na minha veia), dormi bem e passei o resto do outro dia com certa tranquilidade.

Em relação a alimentação, nos dois primeiros dias eu só tomava líquido e sorvete. Nos terceiro e quarto comecei a comer comidas pastosas, como sopas batidas e suflê. A partir do quinto dia, comecei a comer outras comidas mais pastosas com pedaços pequenos de sólidos e fui normalizando ao longo dos dias, gradativamente.

A dor nos 4 primeiros dias oscilou muito e parecia estar diminuindo, mas o quinto dia foi o pior de todos, como o médico já havia me alertado. Porém, em nenhum algum ela foi insuportável e os dois analgésicos prescritos deram conta do recado.

Seis dias após a cirurgia

Abaixo, está a primeira foto que consegui tirar após a do post anterior, tirada no dia seguinte ao da cirurgia. Ela foi tirada apenas no sexto dias após a operação, pois em todos os dias anteriores era muito doloroso  abrir a boca o suficiente para a máquina conseguir focar.


A primeira impressão da foto foi extremamente assustadora, pois, apesar se ter a sensação de estar com a boca cheia de aftas, nunca imaginei que fosse estar com uma aparência tão bizarra. Porém, ao mesmo tempo, foi bom ver a imagem e conseguir mapear a dor em relação a situação dos ferimentos. Isso me ajudou a entender melhor algumas sensações que tinha e a me guiar sobre a melhor forma de ingerir os alimentos sem dor.

Neste dia, a dor mais constante começou a ceder um pouco e senti que o processo de cicatrização acelerou bem. Apesar de ser menos constante, nesse dia começaram as piores dores, que eram aquela que irradiavam para o ouvido, causando um grande desconforto. Geralmente, elas aconteciam ao acordar e de madrugada, mas passavam rapidamente após o uso do analgésico.

Nos dois dias seguintes esse quadro se manteve e a cicatrização evoluiu bem, sem muitas alterações no relato descrito acima.

Sete dias após a cirurgia

Oito dias após a cirugia

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nove dias após a cirurgia

Como é possível notar na imagem abaixo, tirada nove dias após a operação, a cicatrização evoluiu muito em relação ao dia anterior, principalmente na parte esquerda e central.


As dores matinais e a dificuldade para engolir permaneciam nessa fase, principalmente quando a ingestão era de líquidos, que acabavam chegando nas partes superiores, ao contrário das bebidas pastosas, como iogurte, que passavam apenas na parte inferior. 

Além disso, a ingestão de qualquer tipo de bebidas ou alimentos ácidos eram muito dolorosos.

14 dias após a cirurgia

A foto a seguir apresenta o estado do local do procedimento 14 dias depois da operação.


Como é possível notar, a cicatrização das partes mais vermelhas e profundas foi praticamente concluída, restando apenas alguns pontos brancos com aspecto mais superficial.

Além disso, ainda restam pontos na parte superior e do lado esquerdo. A dor nesta etapa já estava bem era rara e acontecia apenas em momentos em que eu falava demais ou engolia algum líquido com muita pressa.

Outra coisa interessante é que a experiência de engolir líquidos ficou totalmente diferente e tive que reaprender a ingerir os alimentos. É comum que, ao tentar engolir quantidades de líquido que antes eu conseguia com facilidade, parte da água vá para o nariz e eu fique com uma sensação de afogamento. :/

15 dias após a cirurgia

A imagem abaixo mostra a área do procedimento quinze dias após a cirurgia. Como é possível notar, a cicatrização já estava bem avançada em relação ao dia anterior, apesar da permanência do inchaço na região central, que depois ficou praticamente reta, como é possível notar nas fotos seguintes.


Esse foi o último dia de medicação e licença médica. Nesse estágio eu já quase não sentia dor e estava tomando apenas um dos analgésicos. A voz já estava normal, embora não conseguisse falar por muito tempo sem sentir um incômodo e as vezes até um pouco de dor.

1 mês após a cirurgia

A foto abaixo mostra o estado do local da cirurgia um mês após a realização do procedimento.


Como é possível notar, ainda existem dois pontos do lado direito (marcas pretas) e algumas pequenas áreas não cicatrizadas, que se parecem com aftas. A grande área branca do lado direito já está cicatrizada e é apenas um pedaço de pele que ficou pendurado no ponto.

Apesar do aspecto de ferimentos, nenhuma dessas áreas dói ou causa desconforto na maior parte do tempo. Em algumas situações, principalmente depois de comer comida muito seca ou acordar, os fios dos pontos ficam ressecados e há uma sensação incômoda, como se ele estivessem absorvendo o líquido da boca. Porém, essa sensação desaparece após a devida hidratação.

Além disso, senti melhora substancial da qualidade do sono e, até o momento, estou muito satisfeito com os resultados da operação. :D